Sem seguro, motorista fica no prejuízo após árvore cair sobre veículo em Ribeirão Preto.
- TINA PETRI
- 19 de jan.
- 2 min de leitura
Notícias | 16 de janeiro de 2026 | Fonte: CQCS l Manuella Cavalcanti
As chuvas intensas em São Paulo (SP) têm deixado transtornos que vão muito além dos alagamentos de ruas. Para os motoristas, os riscos são grandes: veículos podem sofrer danos ao serem submersos em enchentes, ter sistemas elétricos e motores comprometidos ou serem atingidos por quedas de árvores e galhos. Foi justamente isso que aconteceu, na noite da última terça-feira (13) em Ribeirão Preto (SP), onde três pessoas tiveram os carros danificados após uma árvore de grande porte cair sobre eles.
O advogado e corretor de seguros Dorival Alves explica que, nesses casos, é comum que o proprietário do veículo busque compensação por meio de órgãos governamentais, que são responsáveis pela manutenção das árvores. No entanto, o especialista destaca que o processo pode ser devagar. “Muitas vezes, os cidadãos desistem devido aos altos custos com advogados e à lentidão da Justiça. Além disso, se a árvore estava em uma propriedade particular, a responsabilidade pode recair sobre o proprietário do imóvel, complicando ainda mais a situação”, explica.
O dono de um dos carros atingidos, o motorista de aplicativo Bryan Baeta detalhou, ao G1, que o veículo não tinha seguro. De acordo com ele, os gastos para voltar a trabalhar de carro ainda serão calculados. “Agora é correr atrás. Correr atrás, porque seguro não tem, não”, disse Baeta.

“Recorrer à seguradora é a maneira mais prática e viável para resolver essas situações. Ao invés de enfrentar a burocracia e a incerteza de um processo judicial, basta comunicar o evento à companhia seguradora, que se encarregará da reparação do veículo danificado”, esclarece Alves. “Se os prejuízos causados aos veículos forem iguais ou superiores a 75% do valor do carro, a seguradora pode classificar o caso como perda total e indenizar integralmente o proprietário”, completa o especialista.
Contar com um corretor de seguros também faz diferença no momento de contratar uma proteção, especialmente para que o segurado compreenda os riscos cobertos pela apólice e as exclusões que podem existir. “[O corretor] é treinado para oferecer orientações sobre as melhores opções de seguros, ajudando a escolher a cobertura mais adequada de acordo com as necessidades do cliente”, conclui Dorival.








Comentários